Secretaria de Agricultura de Tucumã e Sebrae promovem curso sobre educação financeira rural para produtores.

(Com Informações de Roney Wydiamaior) O plenário da Câmara Municipal de Tucumã (CMT) foi palco de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Agricultura de Tucumã (Semagri) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ Redenção). O encontro em que contou com a participação de Savanas, vereador e presidente do Poder Legislativo e de servidores da pasta da agricultura, teve por objetivos em proporcionar aos produtores rurais ligados agricultura familiar a terem um posicionamento melhor diante de suas finanças e seus negócios, além de ter uma visão mais clara de onde se pode chegar e como gerenciar melhor seus recursos para o alcance dos objetivos.

Aproximadamente 100 produtores rurais receberem a capacitação sobre o curso educação financeira rural e ao final do encontro todos foram unanimes em afirmar que mais do que uma breve noção de contas a receber e pagar, educação financeira é um processo que visa, com orientações, estimular a tomada das rédeas econômicas de qualquer ambiente. E o primeiro local onde isso deve ser aplicado e dentro de propriedade rural.

Para Andreia Alves Costa, analista técnica do Sebrae informou que a proposta do encontro além de preparar os agricultores a gerenciar custos de produção aliado a lucratividade é também capacitar grupos de pessoas para que eles possam fornecer e comprar produtos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), já que a lei que criou o programa determina que 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (Fnde) sejam ultilizados na compra da agricultura familiar dos agricultores para a merenda escolar, explica Andreia Costa. 

 De acordo com a Secretária de Agricultura da Prefeitura de Tucumã e Engenheira Agrônoma, Cássia Alexandrino, explica que a administração rural é a principal atividade desenvolvida pela propriedade rural, pois é através dela a tomada de decisões ao nível de sua empresa agrícola, com o fim de obter melhor resultado econômico, mantendo a produtividade da terra.











Cássia Alexandrino, informa ainda que capacitações como está tem o objetivo de fazer com que os produtores rurais enxergam suas propriedades rurais como empresas, a tarefa de administrar começa pela tomada de conhecimento de tudo que constitui uma empresa rural. “Terra, pessoas, máquinas, equipamentos, instalações e benfeitorias, fornecedores, clientes e dinheiro, são exemplos de recursos que uma empresa precisa para realizar suas atividades”. Lembra, Cássia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense