Município de Tucumã começa demolir antiga delegacia para Estado construir uma nova depol.

(Com Informações de Roney Wydiamaior) Os representantes do executivo e legislativo municipal do município de Tucumã estiveram na semana passada na capital do Estado do Pará, cumprindo uma extensa agenda de trabalho em prol dos munícipes. Durante uma uma semana os representantes reuniram-se com o governo paraense onde foram tratados diversos assuntos entre os quais a situação da segurança pública que é total competência do Estado.










As audiências já começam a surtirem efeitos pois na tarde desta terça – feira (02), o prefeito Adelar Pelegrini na companhia do Savanas, vereador e presidente da Câmara Municipal de Tucumã acompanharam o início das obras de demolição onde por décadas funcionou a Delegacia de Polícia Civil (DEPOL).

As ações também fazem parte de visita ao município de Tucumã região do Alto Xingu no mês de março deste ano de uma comitiva composta por integrantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará ( Segup) formada pelo delegado geral, Rilmar Firmino e do diretor de Polícia Especializada da polícia Civil, Delegado, Silvio Maués, ocasião onde foi assinado convênio entre Prefeitura de Tucumã com o Governo do Estado, visando a construção das futuras novas instalações da Delegacia do município de Tucumã.

Segundo o que foi informado pelas as autoridades a nova unidade vai ser edificada no mesmo terreno, onde estava a antiga unidade da Polícia Civil. Também serão construídas novas delegacias nos municípios de Parauapebas, Curionópolis além e claro a de Tucumã.  

A desativação da Delegacia de Polícia Civil no Município de Tucumã se fez necessária ainda no ano de 2012 devido a situação de calamidade das péssimas condições físicas em que se apresentava o prédio da Depol. Um laudo produzido no ano de 2008 por dois peritos do Instituto de Criminalística do Renato Chaves; e um segundo laudo de viabilidade técnica, produzido em 2012 por uma arquiteta da prefeitura de Tucumã, foram claros a falta de estrutura do local o que levou a considerar que o prédio chegou a um estado de insalubre e inabitável tornando a repartição pública como um local inadequado tanto para os integrantes da Polícia Civil, que trabalhavam lá, quanto para a população da cidade. 


Inaugurada no mês de março de 1997, ou seja, há exatos 20 anos, na gestão do então Governador Almir Gabriel, a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã não oferecia mais nenhuma condições para abrigar um sistema de segurança à altura. Tanto é que a cerca 05 anos a mesma foi totalmente desativada e agora com o início das obras de construção da nova Depol a expectativas e que se será contemplado também o Destacamento da Policia Militar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense