Prefeitos do sul e sudeste do Pará, debatem crise econômica do País.

(Aline Paes/ Assessoria de Imprensa da Amat Carajás). Prefeitos e autoridades do sul e sudeste do Pará estão em Brasília, participando da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que tem com o objetivo debater caminhos para que os municípios possam se fortalecer e enfrentá-la, a crise econômica que o país está vivenciando, e principalmente os problemas vivenciados pelos gestores, como o financiamento dos programas do governo federal, e as dívidas do INSS. 
 
Durante a abertura do evento, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou que o que se espera é que o Congresso olhe para o cidadão brasileiro. “Não estamos aqui reivindicando nada para o prefeito, para o vice-prefeito ou para o vereador; queremos recurso para melhorar a saúde, a educação, o saneamento e a assistência social”, disse. Na ocasião, o Presidente da República, Michel Temer, anunciou o parcelamento da dívida dos municípios com o INSS.

A abertura do evento reuniu cerca 6 mil participantes de todo o país e cerca de 80% dos prefeitos do Pará, a AmatCarajás, é uma das principais representantes do Pará no evento, com grande número de prefeitos das regiões Sul e Sudeste do Estado. 

Segundo o presidente da entidade, Pedro Paraná, prefeito de São Domingos do Araguaia, as reivindicações que estão sendo apresentadas são fundamentais para todo o país, mas principalmente para o Pará que é um estado novo em desenvolvimento e precisa do apoio do Governo Federal. “Foram discutidas as reivindicações que todos os prefeitos querem, que é o pacto federativo, o direcionamento do ISS para os municípios onde é cobrado e também a dívida do INSS, que hoje já foi assinado para o parcelamento ser em 200 meses”, detalhou.

Para o prefeito de Brejo Grande do Araguaia, Marcos Nascimento, o pacto federativo é fundamental, para distribuir a arrecadação de forma igualitária entre os três entes da federação. “Neste primeiro momento o que o governo federal está fazendo é simplesmente parcelando as dívidas previdenciárias e pedindo que os prefeitos tenham paciência de aguardar as reformas da União, para que depois possa se pensar num pacto federativo de verdade”, declarou. 

O prefeito de Itupiranga, José Milesi, destacou que “o evento é um momento muito importante, em que conhecem muitas leis, normas e programas e espera que cresça cada vez mais, pois muitos direitos já foram conquistados, principalmente para os municípios mais pobres, através da CNM”. Para ele a presença do Presidente da República abriu espaço para o diálogo. “Ele trouxe os ministros, que estão dialogando com os prefeitos, dando explicações, e isso é muito importante porque faz com que a gente consiga vencer muito obstáculos”, declarou.

Reunião com Ministros 

Na noite desta terça-feira (16), após o dia de programação da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, prefeitos do sul e sudeste do Pará participaram de reunião no Ministério da Integração Nacional, com a presença do Ministro Helder Barbalho; do Secretário Nacional da Defesa Civil, Coronal Newton; do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; e do Ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Na ocasião o Ministro da Integração Nacional, prestou contas com os gestores municipais sobre as ações realizadas nos últimos meses, e apresentou ações programadas para o resto do ano, que beneficiarão os municípios.

Dívidas dos Municípios 


Foi publicada no dia 17 de maio, no Diário Oficial da União, a Medida Provisória nº 778 que trata sobre o parcelamento de débitos junto à Fazenda Nacional, referentes às contribuições previdenciárias de responsabilidade de Estados, Distrito Federal e Municípios. A assinatura desta medida provisória foi realizada durante a programação da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense