Secretaria Municipal de Agricultura estimula Produtor Rural a implantar cultivo da cultura do cacau em áreas de pastagem degradada.

(Com Informações de Roney Wydiamaior) É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas e moídas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia e sorvete. Outro fator importante é que a lavoura de cacau permite a fixação das famílias no campo e torna a propriedade rural mais viável economicamente para os produtores de cacau.

É pensando assim que a Secretaria de Agricultura do município de Tucumã, através da Secretária e engenheira Agrônoma, Cássia Alexandrino em visita ao sitio Santo Antônio na vicinal V -8, de propriedade do Francisco Schorr, propôs ao produtor rural a orientar sobre a implantação do cultivo do Cacau em áreas de pastagem degradada, para valorização do manejo aplicado pela agricultura familiar. Segundo o que foi informado pelo o filho do produtor rural, o empresário Jair Antônio Shorr a ideia e que seja plantado algo em torno 30 mil pês de cacau para isso já em desenvolvimento um viveiro com mudas de cacau.

Segundo Cássia Alexandrino o cultivo do cacau se mostra de 4 a 6 vezes mais rentável do que a pecuária e, no entanto, só ocupa 1/7 da área das propriedades da região. Esta percepção de maior rentabilidade adquire grande importância comparativa já que a pecuária, como é sabido, tem uma durabilidade útil na região amazônica de poucos anos, não ultrapassando os 5 anos de pastagem, devido manjo inadequado e a região ocupada em erosão acelerada.

Cássia Lembra ainda que o custo para reforma de pastagem é em torno de 2.300,00 por hectares na região, oque nos leva a planejar a implantação do plantio da cultura do cacau nessas áreas degradadas, pois o retorno será bem maior e permanente após o 4° ano, se bem manejado. 

 O cacaueiro é um cultivo permanente, compondo-se em equilíbrio com o ecossistema florestal nativo de entorno. Por outro lado, existe estudos que comprova que na nossa região o pasto detém menor teor de matéria orgânica no primeiros 20 a 40 cm de solo e a floresta, mesmo plantada, tem esse teor aumentado significativamente. É certo que o cultivo do cacau possui um alto potencial de recuperação de áreas degradadas.





Cássia ainda colocou a equipe técnica da Secretaria a disposição do Produtor, para orientar no manejo da implantação dos 29 hectares que ao Chico Shorr, pretende plantar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense