Internet de qualidade chega a cinco municípios da região Araguaia.

O serviço chegou para a população das cidades de Pau D'Arco, Redenção, Rio Maria, Sapucaia e Xinguara

(Com Informações da Agência Pará de Notícias) Com R$ 5,2 bilhões de PIB, o que corresponde a 5,7% do Produto Interno Bruto paraense, a região do Araguaia é a maior produtora de bovino (38%) e de abacaxi (87%). Tem a segunda maior produção de soja (28%), além de ser a maior exportadora de carne bovina e maior produtora de leite, respondendo por 21% do PIB agropecuário do Pará. Nesta perspectiva, a Rede de Comunicação de Dados Corporativa do Estado precisava chegar a região, não apenas para acompanhar, mas também para promover o desenvolvimento dos seus 15 municípios.

Por isso, a meta do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 era conectar cinco cidades da região. A meta foi alcançada pela Prodepa no início deste ano, com a conexão dos seguintes municípios: Pau D'Arco, Redenção, Rio Maria, Sapucaia e Xinguara. Além de fornecer conectividade à administração pública nas diversas esferas (municipal, estadual, federal, judiciária), a Rede Corporativa do Estado também instala pontos de acesso livre (hotzones), garantindo o acesso da população à internet de qualidade e de forma gratuita. Com o sinal de comunicação digital instalado em praças e orlas, a população das cidades pode se conectar ao mundo globalizado através do sistema wi-fi.
Tendo a missão de encurtar distâncias e possibilitar o acesso a informação e comunicação aos cidadãos paraenses, a expansão desta rede pelo interior do estado vem contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. “Sabemos que a Internet, hoje, é a principal ferramenta de comunicação dos jovens, adultos, adolescentes, do empresário, do estudante e de todas as camadas sociais, e oferecer internet de graça para a população, sem dúvida é uma grande conquista”, comemora Fredson Pereira, prefeito de Pau d'Arco, município que recebeu um ponto de acesso livre à internet na Praça Maria Conceição Corrêa.
Os cinco novos municípios conectados à rede serão atendidos pelo Núcleo Regional de Marabá, otimizando a prestação de serviços técnicos e comerciais, como a instalação de programas, consultoria de serviços de internet e consultoria de segurança de rede, e ajudando na qualidade do serviço disponibilizado tanto para órgãos públicos quanto para a população.
Infraestrutura - Entre os principais produtos exportados pela região Araguaia estão: Ferro-ligas (Ourilândia 51%); Carne bovina congelada 18% (Xinguara, Água Azul do Norte, Santana do Araguaia, respectivamente, 10%, 5%, 3%) e soja, 9% (Conceição do Araguaia). Diante deste cenário, o grande projeto do governo do Estado para o desenvolvimento da região é a criação da primeira ferrovia estadual. Os investimentos privados previstos para o empreendimento seriam de U$ 4.5 bilhões. Quando ficar pronta, a Ferrovia Paraense (Fepasa) será uma alternativa mais barata para o escoamento da produção oriunda do sul e sudeste do Pará, além de promover a integração entre os modais rodoviário e fluvial, estabelecendo um circuito multimodal para o transporte de carga pesada. Uma solução ideal para a região amazônica, por ser menos agressiva ao meio ambiente e portanto, mais adequada ao desenvolvimento sustentável.
Já na fase de construção, cujo início está previsto para 2018, seriam 14 mil empregos e, durante a operação, somando os trabalhos na ferrovia, ramais, plataformas, superporto e condomínio industrial, a estimativa é de mais de 60 mil empregos diretos. Com 1,2 mil quilômetros de extensão, o traçado da Fepasa iniciaria em Santana do Araguaia - levando em consideração o meio ambiente e não cortando terras indígenas ou de populações tradicionais, como áreas quilombolas, nem áreas de preservação ambiental - e passaria por vários municípios da região, como Redenção e Xinguara.
Segundo informações do setor, a expectativa é que já no primeiro ano de funcionamento da ferrovia a demanda seria da ordem de quase 30 milhões de toneladas de produtos, como grãos e minérios. Em cinco anos, essa demanda cresceria para pelo menos 48 milhões de toneladas. As principais cidades a terem o escoamento da produção facilitado são: Santana do Araguaia, Conceição do Araguaia, Pau d’Arco, Redenção e Santa Maria das Barreiras.
Navegapará - Pontos de acesso livre à internet nos municípios da região Araguaia:
Pau d'Arco - Praça Maria Conceição Corrêa
Rio Maria - Praça Municipal - Setor Cascalheira
Sapucaia - Praça da Bíblia
Xinguara - Praça da Rodoviária

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense