Secretaria de agricultura de Tucumã participa de planejamento do “Projeto Cacau Floresta - TNC”.






Texto/ Roney Wydiamaior/ Fotos/ Otavio Sampaio.
Produtores rurais de Tucumã e São Felix do Xingu municípios que integram a região da P A 279 têm investido no cacau a fim de aumentar a renda e reflorestar áreas devastadas. A alternativa diminui a pecuária e propulsiona o desenvolvimento sustentável na região amazônica legal.
O cacau é uma planta nativa da Amazônia, famosa por seu fruto ser matéria-prima do chocolate. Nos últimos cinco anos a produção quadruplicou. Esta reintrodução do plantio na região amazônica se deve aos agricultores que perceberam a facilidade de crescimento do cacau na floresta e o fato do retorno financeiro ser muito favorável.
Para auxiliar os produtores na preservação ambiental a The Nature Conservancy (TNC) que atua como uma organização sem fins lucrativos e que tem como missão preservar plantas, animais e ecossistemas naturais que representam a diversidade de vida na Terra, através da proteção das terras e águas de que necessitam para sobreviver, desenvolve o projeto “Cacau Floresta”.
O biólogo Rodrigo Mauro freire, gerente adjunto da estratégia de restauração do Instituto de Conservação Ambiental explica que desde o ano de 2013 a TNC iniciou o “Projeto Cacau Floresta” nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Ourilândia do Norte, no Estado do Pará, visando promover os Sistemas Agroflorestais como alternativa de renda e de restauração florestal, e assim mitigar o desmatamento nesta região.

A secretária de agricultura de Tucumã, Cássia Alexandrino informa que o governo de Tucumã atua como parceiro no projeto e para tanto em março de 2017 ocorreu à implantação de uma Unidade Demonstrativa Participativa (UDP), que tem como objetivo levar para 50 famílias participantes do “Projeto Cacau Floresta” capacitação e assistência técnica.
O evento do Cacau Floresta contou com a participação além de produtores rurais de cacau de Tucumã e São Félix do Xingu, governo de Tucumã, por meio das secretarias municipais de Agricultura e do Meio Ambiente, multinacional Cargill maior empresa de serviços e produtos alimentícios, agrícolas e industriais do mundo, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Tucumã (STTR) e prestadoras de assistência técnica privada como Coordenada Rural, Pro Rural entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense