Poder Judiciário, Legislativo e Executivo iniciam 8ª conferência em Tucumã.



Texto/ Roney Wydiamaior/ Fotos/ Otavio Sampaio.
A prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, entidades sociais e os Poderes Legislativo e Judiciário, promovem por dois dias a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento teve início na noite desta terça – feira (06) tendo continuidade durante todo o dia de quarta – feira (07)   transcorrendo no auditório da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã (Aciapt) e tem como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Vale destacar que a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, constituem- se em importantes instrumentos de mobilização, identificação e discussão dos problemas e deficiências existentes na estrutura de atendimento a criança e ao adolescente em âmbito municipal, bem como de encaminhamento de propostas para a devida solução.

 Os representantes Poder Judiciário das comarcas de Tucumã e Ourilândia do Norte os Juízes de direito Dr. Cesar Leandro Pinto Machado e Dr. Haendel Moreira Ramos no qual farão palestras magna com o tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Os magistrados informaram ainda que notadamente aqueles responsáveis pelos os setores de saúde, assistência social, educação da criança e do adolescente com o desenvolvimento de estratégicas para sua atuação conjunta quando do atendimento dos casos que lhe são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Civil, Miliar e o Poder Judiciário.

Entrevista para a imprensa local informaram que a conferência e também possível promover a desejada “articulação” de ações entre as diversas autoridades e órgãos públicos que, direta ou indiretamente, têm atuação na área da infância e juventude.

“O estatuto da Criança e do Adolescente a legislação aplicada em decorrente ao conflito com a lei porém e um estatuto importante para proteção das crianças e adolescentes. Ele não apenas trata das medidas penais mais também as cíveis como processo de adoção entre diversos outros temas o que na verdade as crianças são sujeitas de direitos. Então quando o judiciário aplica alguma punição na esfera penal o judiciário estar pensando proteger do aspecto psicológico e ressocializar com o intuito pedagógico aquela criança ou adolescente. Eles não são direcionados a nenhum estabelecimento penal e sim são direcionados para uma casa de acolhimento no qual serão acompanhados de uma rede de proteção assegurando as medidas socioeducativas”. Assegurou o Juiz de Direito da Comarca de Tucumã, Dr.  Haendel Moreira Ramos.

O vice – prefeito Dr. Miguel Marques prestigiou a abertura da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em sua fala o mesmo defendeu para crianças e adolescentes investimentos em educação com escola em tempo integral ao que garantira políticas públicas que podem efetivamente contribuir para transformar vida de jovens, crianças e a adolescentes, garantido oportunidades mais ampla e justas, considera o vice – prefeito.

O também vice – presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tucumã, Fábio Dias, ressaltou a importância da Conferência e a contribuição que as entidades contribuem para resguardar os direitos e a proteção. Segundo Dias essas ações figuram como espaço aberto para a troca de informações e sugestões ao afirmar que as ações relacionadas a criança e ao adolescente são de extrema importância.   

Gilson J que no ato representava a Secretaria Municipal de Educação de Tucumã, fez ponderações ressaltando o incremento de projetos que venham de encontro com a família e garantido em toda as esferas ao direito desta parcela da sociedade já que para Gilson J as crianças serão o futuro de um Brasil cada vez melhor.
























A vereadora Dr. Wilma Vieira defendeu o respeito para com os adolescentes e que a partir deste evento, poderão ser elaboradas propostas que contribuam para a implementação de políticas públicas, projetos de lei e demais ações voltadas a promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes do município de Tucumã.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense