DICA DE DOMINGO: 5 TIPOS DE PETISCOS PARA DIFERENTES TIPOS DE CACHAÇAS
Quem gosta de tomar uma cachaça provavelmente também adora as comidas e os tira-gostos de boteco. Mas quando a cachaça é boa de verdade, é até pecado falar que o petisco é pra tirar o gosto, não é mesmo?
Os pratos que acompanham uma boa cachaça não precisam levar esse nome pejorativo. Na verdade, para os vários tipos de cachaça, eles são ótimos para acentuar o sabor da bebida, que pode ser apreciada de diferentes formas. Continue a leitura e saiba mais!
CORES, AROMAS E SABORES DIFERENTES
A bebida mais famosa do Brasil pode ser saboreada de muitas formas, de acordo com o gosto de cada um. Algumas pessoas gostam de tipos de cachaça mais suaves, que pedem alimentos mais leves, e outras preferem a bebida mais encorpada, que combina com um paladar mais acentuado.
É possível degustar a cachaça na sua forma pura, em temperatura ambiente, resfriada, gelada ou até mesmo com gelo. Existe quem a prefere misturada, a famosa caipirinha, ou até mesmo nas batidas e coquetéis. Também dá pra tomar acompanhada, com frutas, comidas e até mesmo café. Veja alguns petiscos para acompanhamento:
1- Torresmo e caldos
A combinação mais famosa é provavelmente o torresmo com cachaça. Mas ele serve de petisco para a cachaça branca, com temperatura resfriada e com um pouco mais de acidez. Com os caldos, sopas e outras entradas, a mesma coisa. A única diferença é a acidez média. Uma maneira mais gourmet de servir o torresmo é prepará-lo com alho e limão, juntamente com a cachaça. O sabor fica incrível!
2- Carnes vermelhas e feijoada
Outra comida bem tradicional no Brasil, a feijoada, assim como as carnes vermelhas, cozidas, assadas ou caldeiradas, pede uma cachaça envelhecida, com o sabor e o aroma mais acentuado. Ela também deve ser servida em temperatura ambiente.
Para dar um toque mais refinado às receitas, uma dica interessante são as feijoadas gourmet, que levam ingredientes diferentes dos que estamos acostumados, como legumes, verduras e, no lugar do vinho para o preparo, utilizar a própria cachaça.
3- Peixes e frutos do mar
Não é só com comida de boteco que a cachaça combina. Também é possível acompanhar a degustação da bebida brasileira com peixes, risotos, camarão, bacalhau e até mesmo com pratos mais elaborados, feitos de mexilhão, polvo, lula e mariscos.
O tipo de cachaça ideal para esse tipo de comida é também a branca, porém mais encorpada e com baixa acidez. Ela deve ser servida também na temperatura ambiente.
4- Queijos diversos
O queijo acompanha não só o vinho, como também a cachaça, e combina bastante com os dias mais frios do inverno. Quando forem queijos mais leves, como o queijo minas ou o brie, o tipo de cachaça mais indicado é a branca. Caso sejam queijos mais fortes, como o gorgonzola, o provolone ou o parmesão, a cachaça mais recomendada é a envelhecida, mais encorpada.
5- Sobremesas e frutas
Até mesmo com doces, bolos, tortas, sorvetes e frutas diversas, a cachaça cai bem como acompanhamento. A melhor para essa ocasião é também a cachaça envelhecida, frutada e de médio corpo, e deve ser servida em temperatura ambiente. Uma dica interessante seriam os licores feitos com cachaça, para darem um sabor final à refeição.
Essa bebida de várias facetas pode acompanhar qualquer refeição, percebeu? Da comida de boteco mais simples ao prato gourmet mais refinado, existe sempre um dos tipos de cachaça que combina mais. Basta seguir a intuição do seu paladar e as nossas dicas. Quer mais delas? Assine nossa newsletter!
Comentários
Postar um comentário