Kayapós de Tucumã e Ourilândia do Norte criam cooperativa indígena visando industrialização da Castanha do Pará.


Roney Wydiamaior/ Fotos Juscelino Menezes.



Os indígenas das etnias kayapó e Gorotire localizada na região Araguaia Paraense no Sul do Pará, mas precisamente nos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e Cumaru do Norte criaram a cooperativa indígena Kayapó  com objetivo de extração, produção, comercialização, agroindustrial, florestal, mineral de recursos hídricos e de crédito de carbono Kayapó LTDA.


Segundo documento apresentado em plenária realizado no Poder Legislativo de Tucumã em reunião presidida por Mizael Pereira Teles  a cooperativa indígena Kayapó além da industrialização da Castanha do Pará irá também manter a tradição no tocante a sustentabilidade da floresta e das reservas naturais. A cooperativa promoverá ainda mediante convênios com entidades especializadas no âmbito do público e privada visando atingir as metas pre estabelecidas beneficiando diretamente os associados da cooperativa indígena Kayapó.


Kokokay Kayapó da tribo indígena Gorotire do Município de Cumaru do Norte foi o eleito ao cargo de presidente da Cooperativa Indígena Kayapó, diz que é uma grande responsabilidade em estar assumindo este projeto junto aos demais membros da entidade e o momento e dar prosseguimento ao projeto formatado por meio do cooperativismo. “Sim o momento o nosso foco será a industrialização da Castanha do Pará, Açaí entre outras matérias primas e recursos naturais disponível na nossa floresta amazônica”.


Wanghar Kayapó em entrevista para imprensa local no qual presidente um entidade enfatizou os benefícios social e econômico para os povos indignas com a criação da cooperativa que terá potencial e legalidade tanto para exploração sustentável de recursos minerais quanto a exportação de toda matéria prima decorrentes em área indígenas. “Essa e uma oportunidade para o povo Kayapó ser beneficiado por recursos naturais gerando renda própria a nós índio por meio do cooperativismo”. Ressalta Wanghar.


Um grupo de empresários paulista ligados a Câmara de Comércio Índia Brasil estão intermediando mercados para a devida comercialização e industrialização de matérias primas em terras indígenas Kaypó no sul do Pará. Uns dos apoiadores do projeto e o cantor e deputado federal, Sergio Reis ao qual estar empenhado em buscar uma agenda presidencial com o então presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro no sentido que o mesmo possa estar presente na inauguração da primeira cooperativa indígena do Brasil o que deverá ocorrer em breve no município de Tucumã. 


















A diretoria da Cooperativa Indígena Kayapó eleita e composta pelos os índios Kokokai Kayapó (Presidente); Bepkajkepti (Vice- Presidente); Pukatire (Secretário); Kaukre e Bebiereti (Conselho Administrativo), Bepta, Bepkoti e Bepkoxe Kayapó (Conselhos Fiscal Efetivo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense