Adepará continua fiscalizando mosca da carambola no município de Tucumã




Texto e fotos/ Roney Wydiamaior
Em Tucumã Zaqueu Silva, técnico em agronegócio do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realiza um trabalho de monitoramento periodicamente de combate a mosca da carambola. A praga ameaça mais de vinte (20) variedades de frutas no estado do Pará e podem prejudicar a exportação e a comercialização.  Apesar dos problemas a economia e agricultura, o inseto não oferece risco a saúde humana.
Zaqueu Silva em entrevista para o programa de Rádio Tucumã em Ação, explicou que essa ação da Adepará no município de Tucumã e uma exigência do Governo Federal por meio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que pretende buscar a erradicação ou o controle da mosca da carambola em municípios paraenses.
Para realizar o monitoramento o técnico da Adepará utiliza um objeto branco, triangular instalado em galhos de árvores sendo que a captura é usada uma base adesiva. Segundo Silva quinzenalmente são realizados o controle da praga em municípios da região do Araguaia Paraense.  Nesta vistoria não foi encontrada a mosca da carambola pesquisada em um pé de manga nas proximidades do Palácio dos Pioneiros, sede administrativa do Governo Municipal de Tucumã.  
O Governo do Pará pretende erradicar a praga e manter a qualidade da fruticultura de exportação. Atualmente, o Pará está entre os 11 maiores produtores do país e tem até o dia 31 de março para cumprir as condicionantes do Ministério da Agricultura para manter a área livre e aberta para a exportação de frutas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense