Metade das famílias no Pará usa carvão ou lenha para cozinhar

Os reflexos do desemprego e da alta de preços de produtos básicos, como o gás de cozinha, têm feito com que milhares de famílias brasileiras recorram ao uso de lenha ou carvão para cozinhar. Dados divulgados ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que quase 20% das famílias brasileiras – ou seja, um quinto das famílias – optaram pela lenha ou pelo carvão para cozinhar no ano passado. 

E o maior percentual de uso foi registrado no Pará, onde 57,5% das famílias, ou seja mais da metade, responderam ter usado este tipo de combustível para cozinhar.
No Maranhão, 52,2% das famílias também usaram carvão ou lenha no preparo de alimentos. Em 2016, a taxa era de 44,9% em ambos os estados. Em todo o Brasil, 14 milhões de famílias usavam lenha ou carvão para cozinhar em 2018. Foram cerca de 3 milhões de famílias a mais que em 2016.
ABASTECIMENTO
O IBGE também mostrou que em 2018, 88,3% dos domicílios brasileiros ligados à rede geral de distribuição de água contavam com o fornecimento regular diário. Em 2017, esse percentual era de 86,8%. Segundo o Instituto, foi observada melhoria no abastecimento em 19 das 27 Unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.
De acordo com a analista do IBGE Adriana Beringuy, o aumento mais expressivo foi registrado no Distrito Federal, onde 64,4% dos domicílios recebiam água diariamente através da rede. No ano anterior, esse percentual era de apenas 43,3%, indicando uma alta de 21,1%. Na Paraíba também houve alta expressiva, de 16% dos domicílios
que contavam com o fornecimento de água diário
O Pará, no entanto, está entre o grupo de estados onde foram identificadas quedas no fornecimento diário. Os outros estados são: Acre, Amapá, Sergipe, Espírito Santo e Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense