Pecuária de corte e a leiteira - Sedap e Senar celebram termo de fomento à bovinocultura sustentável para os produtores rurais de Tucumã


Por Camila Botelho (SEDAP) e  Por Rose Barbosa, Ascom Sedap. 

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Pará (Senar) que integra o sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), celebraram pela manhã um termo de fomento com o objetivo de dinamizar de maneira sustentável as cadeias produtivas da bovinocultura de corte e leite nos municípios de São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Tucumã e Água Azul do Norte, no sudeste do Pará. 


para a formalização do acordo, explicou que o termo é especifico para uma pecuária mais sustentável. Ele observou que os quatro municípios elencados estão inclusos no projeto Amazônia Agora, cujo objetivo é elevar a produtividade dessas propriedades para uma pecuária com maior nível de produção.

Suenaga destaca que a parceria foca em dois nichos: a pecuária de corte e a leiteira. O termo prevê, frisa o secretário, a assistência técnica e a introdução de tecnologias nas propriedades, um trabalho a ser executado pelo Senar. 

A previsão é de as ações começarem, em campo, no próximo mês. “Nós assinamos esse termo de fomento pelo qual será repassado o recurso, lembrando que a cada um real que o Governo do Estado, por meio da Sedap, repassa, o sistema Faepa/Senar/ CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) entra com mais um real. Ou seja, o custo é compartilhado entre as entidades’’, frisou o secretário da Sedap.

“Vamos beneficiar os produtores desses municípios de uma forma que a gente consiga dar celeridade para as ações durante os próximos três anos”, disse Hugo Suenaga, informando que durante o tempo do termo de fomento, serão atendidos mais de 600 produtores nessa região.

Presidente da Federação da Agricultura do Pará (Faepa), Carlos Xavier assinou o termo e disse que o acordo resulta do alinhamento que vem  ocorrendo com o Governo do Estado, através da Sedap.

“Juntos estamos mostrando ao Brasil - e estamos querendo mostrar ao mundo -, o que nós estamos fazendo no estado do Pará. É o agronegócio com sustentabilidade e com respeito ao nosso ativo natural que é a nossa floresta”, afirmou o titular da Faepa.

Xavier ressaltou ainda que o Pará possui o quarto maior rebanho bovino e o primeiro bovino bubalino. Ele lembrou, também, do destaque do Estado em outras frentes. “Temos hoje seis produtos vegetais em primeiro lugar: cacau, açaí, palma de óleo que é o dendê, a pimenta do reino, a mandioca e o abacaxi. Então não tenho dúvida de que o Pará está dando uma demonstração da nossa capacidade e de nossas potencialidades”.

 

SUSTENTABILIDADE

Superintendente do Senar no Pará, Walter Cardoso participou da cerimônia de assinatura do documento e afirmou que as ações da entidade sempre levam em conta a sustentabilidade.

"Produzir com sustentabilidade, com técnica e com respeito às questões ambientais, ao homem do campo que é exatamente o ser fundamental com o qual todas as entidades devem se preocupar. Esse é o nosso foco. Temos essa missão e compromisso de levar ao produtor rural esses bons ensinamentos, práticas e técnicas para que realmente ele possa ter sucesso no seu empreendimento agropecuário", ressalta. 

Cardoso enfatizou que o termo tem como objetivo, também, estreitar a parceria que já existe entre a Federação da Agricultura no Pará, o Senar e o Governo do Estado, através da Sedap.

Ele destacou que trata-se de um programa diferenciado do Senar que objetiva levar conhecimento ao produtor rural para ele obter melhores condições e efetivamente ter sucesso no seu empreendimento agropecuário. “O Senar vai orientar os produtores com noções de associativismo, comercialização, boas técnicas para produção agropecuária nas suas unidades produtivas”, ressalta.

*Por Rose Barbosa, Ascom Sedap. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense