TUCUMÃ! Gestores fazem últimos ajustes para o início do atendimento aos produtores rurais




Por Anna Paula Mello (SEMAS)/ Agência Pará de Notícias.

 

As Secretarias de Estado e outras instituições envolvidas no Programa Territórios Sustentáveis (PTS) no Pará, fazem os últimos ajustes para o início dos trabalhos na região do Xingu, escolhida como ponto de partida do projeto. Uma reunião entre secretários adjuntos, diretores e assessores das instituições ambientais do Estado, foi realizada na terça-feira (28), no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam). Na oportunidade, foram debatidas principalmente ações de estímulo ao desenvolvimento econômico de baixas emissões de Gases de Efeito Estufa - pilar entre as metas do Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Pará.

A integração entre as instituições participantes do Programa: Iterpa, Emater, Sedap, Sedeme, Adepará, IdeflorBio e a Semas, como coordenadora do Programa, foi destacada no encontro. O Secretário Adjunto de Recursos Hídricos e Clima, da Semas, Raul Protázio, apresentou um histórico dos trabalhos já realizados em busca do aumento da produtividade da agropecuária paraense, a partir de boas práticas ambientais.

“O fluxo de adesão envolve ações de regularização e de fomento, com capacitação, crédito agrícola e acesso ao mercado, mas essas ações só vêm após os produtores estarem regularizados ou em processo de regularização. Produzir e conservar não são inimigos”, afirma o Secretário Adjunto da Semas.

A municipalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) também esteve no debate, como de grande importância para a regularização ambiental. O Secretário Adjunto de Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos avalia que é preciso que todos os habilitados atuem realmente para incentivar e cadastrar os produtores no CAR.

No próximo dia 3 de agosto terá início uma atuação em campo para ações estratégicas da Política de Atuação Integrada no TS PA-279, no Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu, com apresentação de ações de regularização, outorga, barragens e outras atividades nos municípios de Água Azul do Norte, Ourilândia, Tucumã, São Félix e Altamira para deixar esclarecido o papel de cada instituição no processo de regularização ambiental e fundiária. O edital publicado dia 6 de julho define 674 vagas para adesão de produtores rurais ao Programa Territórios Sustentáveis, obedecendo ordem de habilitação no território TS PA-279.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense