Dia Nacional do Rádio: adequação ao meio digital e superação na pandemia, acompanhe as principais vitórias do rádio brasileiro
LOC.: Considerado
o veículo da emoção, por levar informação, utilidade pública e diversão aos
lares de toda família, o rádio brasileiro comemora seu dia neste 25 de
setembro. (TRILHA A data é festejada pelo jornalista Daniel Starck,
CEO do portal Tudo Rádio, como de extrema importância, pois se trata de um dos
meios de comunicação de maior alcance do planeta, no qual, 90% da população
ouve rádio semanalmente.
TEC./SONORA: Daniel
Starck, CEO do portal Tudo Rádio
“Desde o início da
popularização da internet, o rádio vem essa tecnologia, sempre disponível com
streaming de áudio e agora possibilitando outras integrações em formatos
diferentes na entrega de conteúdo. Seja por meio de uma rede social, onde as
pessoas estão, o rádio está. Também há outras plataformas de entregas de áudio,
como os podcasts e até transmissões em vídeo de algumas de suas atrações,
portais de internet e aplicativos.”
LOC.: O radialista,
Nilson Bittar, da Rede Mais FM comemora a data lembrando que, aos 7 anos de
idade, quando morava na zona rural do estado de Goiás, ouvia grandes locutores
e falava que queria ser do rádio. Ele conta que até dormia com o aparelho na
cama. O problema eram as surras do pai por quebrar o rádio enquanto dormia.
TEC./SONORA: Nilson Bittar,
radialista da Rede Mais FM
“Eu pegava o rádio do meu pai
escondido, levava para a cama, colocava perto do travesseiro e ouvia as rádios
de são Paulo. Acreditem, eu dormia, rolava e o rádio caia e quebrava. Eu tomei
três surras, porque era um negócio louco quebrar um rádio dentro daquelas
condições. Mas realmente era um sonho que eu tinha.”
LOC.: Neste dia
Nacional do Rádio, a educadora da rede Mocoronga de Comunicação Popular, Elis
Lucien, dá um destaque especial para as emissoras comunitárias. Ela acredita
que, pela proximidade que essas rádios têm com a população, o apelo da
sociedade é atendido com maior celeridade.
TEC./SONORA: Elis Lucien,
educadora da rede Mocoronga de Comunicação Popular
“Se não fossem as rádios
comunitárias, várias questões sociais de dentro da própria comunidade não iam à
tona para outras emissoras. O Brasil dá a notícia que ele gostaria de dar, mas
a rádio comunitária dá a notícia que o próprio receptor nos envia para falar.
Esse é o elo dessa grande transformação, da relevância da comunicação
comunitária.”
LOC.: Dados do Inside
Rádio 2019 revelam que, de 13 regiões metropolitanas pesquisadas, 83% da
população ouve rádio. Além disso, 3 a cada 5 pessoas sintonizam em alguma
emissora diariamente. Cada ouvinte passa em média 4h30min por dia ouvindo
rádio.
Reportagem, Marquezan Araújo/
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