DO CAMPO PARA A CIDADE! Prefeito Adelar Pelegrini viabiliza caminhão para transporte de alimentos da agricultura familiar de produtores rurais de Tucumã



Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do Governo “Tempo de Paz e Prosperidade” / Fotos/ Arquivo do Ministério da Cidadania.

 

PARA A PRÓXIMA GESTÃO! O Prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini e Presidente da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás/ Amat/ Carajás, informou nessa terça-feira (15) que o município será contemplado com um veículo na modalidade caminhão ao qual servirá para o transporte e distribuição dos alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 

De acordo com o prefeito Adelar Pelegrini a prefeitura será contemplada com repasse do Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania de um veículo para o transporte de alimentos da agricultura familiar. Atualmente parte da produção dos produtores rurais são adquiridas pelo o poder publico em conformidade com a Lei Nº 11.947 em que determina que no mínimo 30% do valor repassado a Estados, Municípios e Distrito Federal atendam mecanismo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

 

Ainda segundo o prefeito Adelar Pelegrini isso é possível devido o município de Tucumã estar apto a firmarem convênios tanto em nível de estado ou da união e a articulação junto aos deputados da bancada federal e do estado do Pará possibilita o município a continuar com ações integradas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e com isso irá facilitar o transporte de produtos do campo para cidade.

   

O PAA e as centrais da agricultura familiar: O PAA tem duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a produção de alimentos dos agricultores rurais. Para alcançar esses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública e filantrópica de ensino.

 

As Centrais da Agricultura Familiar atuam como elo entre os produtores rurais e as entidades sociais. Elas operam a logística de recebimento e distribuição dos alimentos adquiridos dos agricultores familiares, por meio do PAA, que irão compor o cardápio de creches, escolas públicas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e diversas instituições da rede socioassistencial.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense