MEMÓRIA: Em homenagem Mercado Municipal de Tucumã ganha fachada com nome de pioneiro ‘Gonçalo Sampaio’











 

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do “ Tempo de Paz e Prosperidade”.

 

Administração do prefeito Adelar Pelegrini homenageia a família do senhor Gonçalo Sampaio (in memoriam), dando ao Mercado Municipal de Tucumã o nome do pioneiro e do projeto de emancipação política do município.

 

O prefeito Adelar Pelegrini afirma que o pioneiro terá uma homenagem a altura de sua honrosa história, fato este ocorrido em 2014 quando foi realizada a entrega das obras de reforma e revitalização da feira municipal.

Cabe lembrar que uma lei municipal 318/06 vigente oficializa o nome do prédio público como “ Mercado Municipal Gonçalo Sampaio” e agora fica completa a homenagem com fachada em que agora aparece um letreiro no formato Arial confeccionado em ACM – Branca. 

 

HISTÓRIA - Gonçalo Sampaio foi um dos fundadores da cidade de Tucumã. Tendo Chegado à localidade no final da década de 70, juntamente com os engenheiros da Construtora Andrade Gutierrez. Onde exercia a função de chefe da divisão de vendas de lotes e terras.

 

No início a primeira sede da cidade de Tucumã ficava a 85 km local chamado fazenda Krimet, a beira do Rio Fresco onde foi feito as primeiras experiência do solo em um complexo de culturas experimentais.

 

Neste campo foram desenvolvidas atividade agronômicas com plantações de cacau, pimenta, laranja e muitas outras frutas e legumes. Os engenheiros agrônomos da Construtora Andrade Gutierrez, decidiram mudar a sede de Tucumã para onde hoje estamos porque segundo os estudos técnicos neste local havia mas abundância de terra roxa e vermelha ótimas pra o plantio e para o projeto de colonização da empresa.

 

 Em 1980 começou a divulgação para vendas das terras com a campanha "Vida nova no Sul do Pará, "O jingles falava de terra fértil e generosa, para plantar e para colher, lá vou ter bons lucros e minha família feliz vai viver... Eu vou pra Tucumã, minha vida nova no sul do Pará!!! Neste meio tempo foram sendo feita as demarcações de lotes urbanos e rurais, todos os colonos a maioria sulistas era recebido por Gonçalo Sampaio, que foi assentando em sua propriedade e recebiam assistência técnica agrícola.

Ainda em 1981 também foram feito as primeiras casas do projeto Tucumã, sendo um aglomerado de residência dos funcionários da Gutierrez. De 81 a 82 começou a migração de pessoas vindas do sul, autorizadas a colonizar e produzir em sua terra recém-adquirida.

 

Ao passar dos tempos foram surgindo outras pessoas de várias regiões do Brasil interessadas em comprar terras para outros fins. Como Tucumã era bem próximo a Serra Pelada, sugiram também garimpeiros, fazendeiros e meeiros, a fim de entrar na cidade que era protegida por guardas e existia uma guarita e uma corrente (Gurita apelido carinhoso dado à cidade vizinha).

 

Essas pessoas impedidas de entrar no Projeto Tucumã foram os que deram origem a cidade de Ourilândia do Norte. Meio a aglomeração de pessoas e família já assentadas, muitos conseguiram entrar por ter parente dentro de Tucumã. Isso fez com que muitos começassem a explorar as riquezas naturais, trazendo aí o círculo do ouro e da madeira.

 

 No fim do ano de 1982, surgiu as denúncias contra a construtora Andrade Gutierrez de explorar as terras antes de entregar para os colonos. Em 1983 a cidade já estava tomada por garimpeiros e madeireiras e nesta época vinha helicópteros da Caixa Econômica Federal, trazer dinheiro e levar o ouro da cidade.

 

Foi também nesta época que o povo sentiu a necessidade de um governo municipal e na época a pessoa mais indicado por já conhecer todos os colonos e as mazelas da cidade, foi Gonçalo Sampaio, ao foi escolhido a disputar as eleições municipais, ele era amigo pessoal do governado Jader Barbalho, que acatou a denúncias feitas contra a Andrade Gutierrez.

 

No mesmo ano houve eleições para a escolha do sub-prefeito, que na época Tucumã ainda era distrito de São Félix do Xingu. A disputa foi entre Gonçalo Sampaio contra o homem forte da Andrade Gutierrez funcionário de carreira,  Gonçalo venceu as eleições com uma boa vantagem dos votos válidos.

Ao assumir a sub-prefeitura, abriu ruas e avenidas criando assim os primeiros bairros, Morumbi, apertadinho hoje conhecido como Bairro das Flores, Palmeira I e II, Monte Castelo e todos os outros dando assim forma a cidade. 

Gonçalo Sampaio faleceu em 2003 deixando um legado de amizade, humildade e respeito ao próximo, lembra um dos filhos Renato Sampaio, ao qual em contato com a reportagem fez questão em agradecer a justa homenagem hora disponibilizada pelo o Prefeito Adelar Pelegrini.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense