TUCUMÃ: Programa Territórios Sustentáveis leva capacitação aos produtores e agricultores da PA-279


 

Durante toda esta semana, o município de Tucumã, no sudeste do Pará, recebeu a programação do Programa "Territórios Sustentáveis", que inclui a realização de um seminário e de diversos cursos ofertados aos produtores, agricultores familiares, associações, cooperativas e sindicatos dos municípios da PA-279, que são, além de Tucumã, Água Azul do Norte, Ourilândia e São Félix.

Este foi o segundo seminário do programa territórios sustentáveis, como subtema 'Florestas Produtivas e Pecuária Sustentável. O primeiro foi realizado em São Félix em outubro passado. 

O Territórios Sustentáveis pertence ao Plano Estadual Amazônia Agora, do Governo do Pará, e é de grande importância para a Sedap, órgão responsável pelas ações de fomento e capacitação técnica dentro do programa.

Conforme informou o coordenador de produção animal da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Ronnald Tavares, a programação começou na segunda-feira (23),e entre os cursos realizados estão o de inseminação artificial que foi promovido pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o de coleta e análise de solo que foi feita em parceria com a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Ele lembrou que houve, ainda, a capacitação para vacinadores contra brucelose que foi promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara) e a capacitação de produção de mudas e de sistemas agroflorestais que foi realizada pela regional da Sedap de Carajás, em Marabá, tendo a frente o coordenador regional pelo Fábio Henrique. 

A programação também teve, como finalidade, o fomento da produção agropecuária sustentável na região.  “Levamos várias tecnologias de inseminação artificial em bovinos, produção de mudas, sistemas agroflorestais. Isso é mais uma ação da Sedap inserida no programa territórios sustentáveis, em especial, no primeiro território que é o da pa-279. Provavelmente, a próxima programação será em Água Azul no próximo ano”, anunciou. 

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap/ Por Camila Botelho (SEDAP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense