No dia do Cacau, dados revelam que cidades paraenses são referências em geração de empregos e de sustentabilidade ambiental

FOTO ARQUIVO SIDNEY OLIVEIRA/ AGÊNCIA PARÁ: Em 2021, o Brasil passa a conhecer uma nova geração de chocolates da marca belga Callebaut com cacau 100% rastreável e receitas remasterizadas para melhorar a produtividade e realçar sabores da linha "Finest Belgian Chocolate", que reúne diversos campeões de venda da multinacional. 




 

Medicilândia, Uruará, Altamira, Placas, Anapu, Brasil Novo, Novo Repartimento,  Vale do Xingu, Tucumã, Tomé-Açu são os 10 municípios que mais produzem cacau no estado do Pará, segundo dados da Ceplac.

 

Principal matéria-prima de uma das delícias mais queridinhas dos brasileiros, o chocolate, o Dia do Cacau é comemorado no dia 26 de março.

 

Cacaueiro, árvore desse fruto, é originária da América do Sul, principalmente do Brasil. Mesmo sendo um fruto amargo, primeiramente, foi utilizado para fazer uma bebida apimentada que, com o tempo, passou-se a ser tomada quente, com leite e açúcar.

 

Assim surgiu o conceito de chocolate, por isso, muitas pessoas também consideram a data como o Dia do Chocolate. De acordo com a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), o mercado brasileiro ocupa o quinto lugar no ranking global de chocolate com um consumo per capita anual de 2,5 quilos.


O doce é um ingrediente base de diversas receitas, e para o prazer de muitos chocólatras, existe uma variedade de opções e sabores que dão água na boca de qualquer um. Na Páscoa, por exemplo, ele alegra tanto crianças quanto adultos em diversos tipos e tamanhos de ovos. Já no outono e no inverno, o chocolate aquece e traz um aconchego para quem o desfruta.

DADOS

Produção em alta - E como um dos maiores produtores de Cacau Orgânico em nossa região, preparamos algumas curiosidades desta fruta que é bastante importante para a cultura brasileira.

 

O estado do Pará é o maior produtor de cacau do país. A previsão da Ceplac no ano de 2020 foi de área cultivada de 149.918 hectares e produção de 145 mil toneladas de amêndoas. Em 2019, a área cultivada foi de 146.918 hectares e a produção de 133.489 mil toneladas de amêndoas, o que representa 52% da produção nacional.

 

Medicilândia, Uruará, Altamira, Placas, Anapu, Brasil Novo, Novo Repartimento, Vale do Xingu, Tucumã, Tomé-Açu são os 10 municípios que mais produzem cacau no estado do Pará, segundo dados da Ceplac.

 

 

Geração de empregos: A cadeia produtiva do cacau gera atualmente 60.980 empregos diretos e 243.920 indiretos.

 

Incentivos: Hoje o estado possui sete plantas industriais e a primeira Escola-Indústria Senar “Chocolate da Amêndoa à Barra” do Brasil. Fonte do Governo do Pará – Fonte/ Lorena Daibes / Faepa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense