SAÚDE! Dormindo mal? Confira 8 dicas para melhorar seu sono

 


A pandemia piorou a qualidade de sono do brasileiro, segundo estudos. Mas é possível dormir melhor seguindo dicas simples.

A pandemia do novo coronavírus tirou literalmente o sono dos brasileiros. Além de trocar a cama por horas acessando conteúdos na internet, as pessoas passaram a deitar cada vez mais tarde. Em consequência disso, as pessoas estão demorando mais para dormir e quando dormem acordam diversas vezes durante a noite.

Esses são os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono e pela Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) sobre os efeitos no sono causados pelo isolamento durante a pandemia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a voltar a dormir bem e prevenir esses males. Confira!

1- Crie uma rotina com horário certo para dormir. Se a cada dia você dormir em um horário, o cérebro terá dificuldade em reconhecer o momento para deixá-lo no estágio de sono.

2- Faça atividade física. A prática de exercícios estimula o corpo a produzir endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Ela também melhora o sistema cardiorrespiratório. Pratique-os pela manhã ou à tarde, ou pelo menos até três horas antes de adormecer.

3- Evite ficar na cama até tarde e cochilar durante o dia. Assim, o seu cérebro será condicionado a entender o ambiente apenas como lugar de descanso à noite.

4- Tome sol diariamente. A luz solar tem a função de regular o sono e ajudar o cérebro a entender que o dia é o momento de vigília e a noite é a hora do repouso.

5- Prepare-se para o sono. Reduza as luzes acesas duas horas antes do horário de dormir. Baixe o som da TV e de outros aparelhos e, se possível, desligue-os cerca de uma antes de adormecer.

6- Troque o celular pelo livro. As luzes e as telas de tablet, computadores e celulares atrapalham a liberação de melatonina, hormônio que induz ao sono.

7- Deixe as preocupações fora do quarto. Se tiver alguma preocupação, anote-a numa agenda, assim, você evita de ficar pensando no problema na hora de dormir.

8- Faça um lanche leve. Caso sinta fome antes de se deitar, coma uma fruta. Se acordar de madrugada, procure não beliscar, para não criar o hábito de comer à noite ou para eliminá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense