Governo do Pará e empresa definem estratégias para implantação de mineração de ouro em Água Azul do Norte

 

A Comitiva do projeto de ouro “Na Fábrica”, do Governo do Pará, visitou o escritório da Bemisa, empresa de mineração que irá explorar o metal no município de Água Azul do Norte, região Araguaia  do estado. No encontro, foram definidas estratégias econômicas de implantação do projeto de mineração no município, dentre as quais a verticalização do ouro, ou seja, a utilização do minério, para a produção de produtos finais com o metal. 

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, José Fernando Gomes Júnior, disse que o projeto fortalecerá a cadeia produtiva do estado, além de gerar empregos e oportunidades em Água Azul do Norte. 

"A verticalização do ouro é de fundamental importância para o Pará. E esse é um grande legado que o Governador Helder Barbalho está deixando nos quatro cantos do estado, mostrando o compromisso que as empresas precisam ter. E a Bemisa já chega com esse compromisso, além da formação e capacitação da mão de obra local".

A Bemisa realiza há quatro anos pesquisas para implantação do projeto, que deve gerar 240 postos de trabalho diretos na região. "Estamos começando com o pé direito. Com muito rigor a toda legislação, todo cuidado com o trabalho e com a cidade. O projeto de mineração traz um impacto positivo, do ponto de vista da geração de emprego, renda e movimentação no entorno, mas a cidade precisa crescer com o projeto. Nossa ideia é que nós possamos crescer juntos", afirma Cláudio Fernandes, diretor de mineração da Bemisa. Para o diretor, o beneficiamento da população local é essencial. 

O projeto “Na Fábrica”, do Governo do Estado, reuniu uma força tarefa para garantir a capacitação da comunidade do entorno, para os empregos que serão gerados na região. O SEBRAE é parceiro do governo estadual para a realização de treinamentos e cursos no município de Água Azul do Norte. 

"A base econômica para o nosso estado são os pequenos negócios. Mais de 95% das empresas paraenses são micro e pequenas. E quando se instala uma grande indústria ou projeto, em qualquer lugar do estado do Pará, o SEBRAE precisa estar presente, porque a periferia de negócio é muito grande. São os cabeleireiros, padeiros e serviços, que vão servir essa massa de pessoas dos grandes serviços", explica o Superintendente do SEBRAE, no Pará, Rubens Magno. 

No quesito responsabilidade social, a Bemisa atuou no combate à pandemia da COVID-19 no município paraense com a doação de R$ 300 mil reais, para a assistência social do município. 

O prefeito de Água Azul do Norte, Vandin Ribeiro, destacou o apoio que a cidade tem recebido. "Onde você tem emprego, você tem dignidade. Sem uma oportunidade para sobreviver, ninguém fica no município. Então, é muito importante essa vinda do SEBRAE, do Governo do Estado e dessa nova empresa mineradora, para desenvolver o nosso município", conclui o prefeito.

Fonte: Brasil 61 Foto/ Yuri Ribeiro/ Foto divulgação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense