Unifesspa traz programação do Cinefront com presença dos diretores dos filmes “Adeus Capitão” e "Pureza"

 

A programação é totalmente gratuita e acontece nos dias 22 e 23 de maio




O documentarista, antropólogo e indigenista, Vincent Carelli, participará da exibição do filme “Adeus Capitão” no Cine Marrocos na próxima sexta-feira, dia 22, às 16h. Por meio das lentes, o criador do documentário conta a história do “capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, do sul do Pará, que morreu em 2016 aos noventa anos. A programação faz parte do VII FIA Cinefront que será realizado em formato híbrido, com exibições na plataforma cinefront.org, e em sessões presenciais, gratuitas.

 

Em Marabá o evento é organizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-reitoria de extensão e assuntos estudantis (Proex). A proposta é apresentar e debater obras cinematográficas que abordam a realidade amazônica e de outras regiões periféricas que sofrem as consequências dos processos de desenvolvimento pautados pela expansão capitalista.

 

Nos dias 20 e 21 haverá exibição em aldeias do Povo Gavião, na Terra Indígena Mãe Maria. Na sexta-feira (22) a exibição do documentário "Adeus, Capitão (2022)" ocorrerá no Cine Marrocos, às 19h, e contará com a com a presença do diretor Vincent Carelli. No dia 23/04, em duas sessões, uma às 16 e outra às 19h, a exibição é do filme "Pureza (2019)", também no Cine Marrocos, e conta com a presença do diretor Renato Barbieri.

 

Sobre o filme “Adeus Capitão”

 

O documentário narra a história do “capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, do sul do Pará, que morreu em 2016, aos noventa anos. O protagonista conta para suas filhas e netas as guerras internas entre grupos de seu povo até a transferência dos sobreviventes para a gleba Mãe Maria, extensão castanhal, próximo a Marabá.

 

No decorrer do documentário, é apontado abusos que os indígenas sofreram por parte da própria agência tutelar, a Fundação Nacional do Índio (Funai), que promoveu trabalho escravo na coleta de castanha. Com reviravoltas, a exibição mostra também que depois de uma rebelião, nos anos 1980, os Gavião assumiram a gestão do castanhal e conquistaram autonomia financeira.

 

Sobre o filme “Pureza”

 

 

Já no dia 23/04 haverá a exibição do filme "Pureza (2019)", gravado na região e inspirado em fatos reais, conta a história de uma mãe, Pureza, que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para em busca de emprego na Amazônia, com a participação do diretor Renato Barbieri, dos produtores do filme Marcus Ligocki Junior, Francisco Alan Lima, Alberto Silva Neto e do Juiz do Trabalho do TRT8 Jonatas Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produtores rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte participam do lançamento da Expotuor 2017.

LUTO OFICIAL! PREFEITO ADELAR PELEGRINI LAMENTA MORTE DE SERVIDOR E DECRETA LUTO OFICIAL

Câmara de Tucumã emite nota de pesar pela morte de Kauan Biagi Arend.

TUCUMÃ: PF faz operação para apreender 47 aeronaves usadas no tráfico internacional de drogas

Prefeitura de Tucumã emite ‘Nota de Pesar’ pelo o falecimento de empresário e pioneiro de Tucumã

Autoridades de Tucumã, Ourilândia do Norte e entidades buscam soluções para conter desemprego.

Agricultor na Zona Rural de Tucumã aposta na criação de Frangos “Caipira da Raça Rhode” como Alternativa de Renda

LUTO! Savanas emite nota de pesar por falecimento de pioneiro tucumaense